top of page
Buscar
  • Foto do escritorZampronio

Transportadores de grãos

Atualizado: 11 de mar. de 2021

Unidades armazenadoras de grãos apresentam constituídas por: (a) estruturas físicas: moegas, silos-pulmões, silos armazenadores ou graneleiros, (b) maquinários: secadores, máquinas de pré-limpeza e de limpeza, e (c) transportadores: elevadores de caçamba, correias transportadoras, transportadores helicoidais e transportadores de correntes.



Conheça cada tipo de transporte para sementes.


Elevadores de caçambas

São equipamentos projetados para movimentar produtos no sentido vertical. Estruturalmente, são dotados de caçambas fixadas sobre uma correia estendida entre duas polias posicionadas na vertical. As caçambas podem possuir diferentes formatos e serem construídas em materiais metálicos ou plásticos; ou ainda metálicos com revestimento plástico.

Capacidade técnica de 5 até 120ton/h de sementes.


Correias transportadoras

Correias transportadoras ou fitas transportadoras são equipamentos projetados para movimentar produtos no sentido horizontal. Mas, podem operar com inclinação de até 12o , o que afeta a eficiência operacional. Estes equipamentos são constituídos por uma correia estendida entre os tambores motriz e de retorno, e apoiadas sobre vários roletes. Para fins agrícolas são comercializados pela Zampronio.

A carga das correias transportadoras pode ser feita por meio de tremonhas ou calhas, e estas podem ser fixas ou moveis. Assim, é possível receber o fluxo de grãos em várias posições ao longo do transportador. Quando a descarga, esta pode ser na extremidade final, ou em pontos intermediários por meio do carro de despejo.

Capacidade técnica de 10 até 80ton/h de sementes.


Transportador Taliscado

A esteira transportadora com taliscas é utilizada na elevação e descida de diversos produtos. Diferentemente das esteiras lisas, a esteira com taliscas possui relevos verticais que evitam a queda do produto durante o transporte. As esteiras são laváveis e atóxicas que podem ser esterilizadas mesmo em operação e possuem certificado de aprovação para entrar em contato com alimentos.

Capacidade técnica de 10 até 40ton/h de sementes.


Transportador Z

A esteira transportadora em “Z” é a mais indicada para a otimização de espaço, ela é ideal para pequenos locais. Seu formato de construção contribui para uma melhor alimentação e descarregamento de produtos. A utilização da borda lateral em uma esteira com taliscas permite o transporte de produto solto ou a granel tanto no sentido horizontal como também nos transportes vertical.

Capacidade técnica de 20 até 60ton/h de sementes.


Rosca Transportadora

A rosca transportadora destina-se ao transporte de produtos para curta, média ou longa distância em diversas aplicações. Podem ser construídas em estrutura tubular ou calha com tampas removíveis para limpeza e inspeção e adaptadas de acordo com a necessidade do cliente em função de seu diâmetro e motorização. Acionamento com motoredutor. Capacidade técnica de 10 até 60 ton/h de sementes.


A função dos transportadores é interligar estruturas e maquinários, movendo a massa de grãos nas direções: vertical, horizontal ou inclinada. Para o desempenho destas funções é imprescindível a realização de manutenções cuidadosamente planejadas e executadas, o que: (a) minimiza a possibilidade de quebra dos equipamentos; e (b) reduz a perda de tempo em paralisações.






527 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo.png
bottom of page