top of page
Buscar
  • Foto do escritorZampronio

Importância de Classificar os grãos.

Atualizado: 11 de mar. de 2021

Você conhece a importância da classificação de grãos?

Entra safra, sai safra e o assunto continua gerando polêmica. A classificação de grãos é uma das principais divergências entre produtores e os compradores (cooperativa, cerealista, trading ou indústria) na hora da entrega dos cereais.

No momento da comercialização, a carga deve atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como, por exemplo, limites de tolerância de umidade, percentual de grãos avariados e quantidade de impurezas. Quando o carregamento não atende às exigências, são aplicados descontos nos lotes dos grãos.




É por meio da classificação que será determinado o grupo, a classe e o tipo dos grãos avaliados. É importante ressaltar que cada empresa compradora possui um padrão de contrato, que nem sempre segue todas as recomendações do Mapa. E é aí que pode estar o grande impasse. Muitas vezes os agricultores discordam dos resultados apresentados pelas empresas.

O desconhecimento destas características ou dos padrões pode trazer muitos prejuízos ao agricultor. os principais passos passos seguidos na hora de classificar a produção e reforçou a importância de também classificar os grãos dentro da própria fazenda, para que o agricultor tenha ideia exata das características da produção que será entregue.


É de suma importância e vantajoso para o agricultor e para as unidades de beneficiamento do grão contar com equipamentos que possuam uma produtividade alta e com resultados assertivos, para que não haja nenhuma duvida em relação a qualidade do grão.


Precisando equipamentos de classificação conte com a expertise da Zampronio e entre agora mesmo em contato com a gente!



469 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo.png
bottom of page